As vantagens de investir em cotas imobiliárias

As vantagens de investir em cotas imobiliárias

Quando se fala em investimento financeiro, normalmente as pessoas procuram algo para investir de modo que o dinheiro trabalhe por si só, a fim de poder contar com uma renda mensal que compense o investimento feito. E para isso, existem várias opções de investimento e o mercado imobiliário está entre as principais delas, afinal, os imóveis são bens de alto valor e, mesmo que ocorram períodos de baixa, existe sempre uma tendência a valorizarem novamente.

E para quem busca variar seus investimentos, ou não dispõe da quantia necessária para investir na aquisição de um bom imóvel, há outras possibilidades que vão além do tradicional investimento de compra/venda/locação de imóveis. Atualmente, uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos é o investimento de cotas imobiliárias, uma alternativa mais acessível e bastante atrativa de investimento. Confira mais a seguir e saiba porque as cotas imobiliárias são um bom investimento.

O que são cotas imobiliárias?

Basicamente são propriedades comercializadas de forma fracionada, aplicável tanto para clubes, resorts, hotéis ou condomínios. Dessa forma, ao invés de existir um único dono, existem vários cotistas que são proprietários de uma fração desse mesmo imóvel, e que contam com regras para determinar o período de uso de cada um. Esse formato de multipropriedade possibilita especialmente o investimento para as pessoas que não conseguiriam adquirir um imóvel de férias próprio, devido ao seu alto custo e, desta forma, obtém uma fração ou cota imobiliária a um custo mais compatível com sua renda, em um investimento com características especiais.

Desta forma, é possível e viável ser dono de um imóvel destinado a períodos de férias, pagando unicamente por uma cota sobre o seu valor total e usufruí-lo ao longo do ano, em períodos pré-determinados, seja para uso próprio ou locação do período a que tem direito, através de cotas imobiliárias que podem ser adquiridas por menos de R$150 mil cada fração.

Confira a seguir como funciona uma multipropriedade e porque pode ser vantajoso investir em uma cota imobiliária.

Por que as cotas imobiliárias são um bom investimento?

Conforme dados apresentados em um estudo recente (Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil, 2018), a multipropriedade imobiliária no Brasil alcançou um elevado Valor Global de Vendas (VGV): R$ 16,3 bilhões em 2018, o que correspondeu a um crescimento de 48% comparado a 2017.

Mas afinal, qual o retorno financeiro que as cotas imobiliárias oferecem? Considerando que o imóvel adquirido em multipropriedade precisa contar com uma espécie de regimento condominial, para que o mesmo imóvel possa ser compartilhado por pessoas diferentes em períodos diferentes, com prazos previamente prefixados, cada titular paga suas despesas conforme a fração de tempo que utiliza. Desta forma, há menos despesas a serem pagas, o que por si só já representa economia.

Todas as taxas como, impostos e condomínio, por exemplo, são rateadas entre os proprietários das cotas imobiliárias, logo, as despesas a serem pagas saem bem mais em conta para cada um dos donos, do que se se tivessem que ser arcadas por um único proprietário.

Ao comprar imóveis fracionados, você também faz um bom investimento porque consegue simplificar e proporcionar a comercialização de bens. Também diminui a ociosidade na ocupação dos bens e os gastos com manutenção.

Conquistar uma cota fracionada é uma boa oportunidade de negócio para quem procura usufruir de lazer e descanso e também para os que almejam efetivamente fazer investimentos rentáveis. Isso porque, caso você não usufrua do imóvel em algum dos períodos a que tem direito, poderá subloca-lo. Assim, você obtém um retorno financeiro e consegue agregar valor à renda familiar.

As cotas imobiliárias podem ser classificadas como um grande modelo de investimento, mas é necessário saber quais são as intenções e os objetivos da aplicação. Confira a seguir 3 motivos para adquirir cotas imobiliárias:

3 Motivos para adquirir cotas imobiliárias

Os motivos para comprar uma fração de multipropriedade são os mais diversos, e vão desde poder usufruir de um imóvel de ótimo padrão em períodos de férias, a adquirir as cotas imobiliárias como uma forma de investimento, seja para revende-las futuramente, após valorização do imóvel, ou locar os períodos a que tem direito. Confira a seguir os 3 motivos principais para aquisição de cotas ou frações imobiliárias de uma multipropriedade:

1. Diversificar investimentos

Contar com mais de uma opção de investimento é sempre interessante para diversificar os investimentos e até mesmo para a renda que eles podem gerar. Por isso, adquirir cotas imobiliárias proporciona as mesmas vantagens que a aquisição de um imóvel tradicional, sendo um bem herdável e negociável, podendo ser revendido quando for de interesse.

2. Gerar lucro

A valorização das cotas é uma excelente forma de fazer o dinheiro render mais, o que explica a aquisição de mais de uma cota imobiliária por proprietário. Há casos, por exemplo, de frações adquiridas que valorizaram 45% em cerca de 5 anos.

3. Renda extra com Locação

Na multipropriedade há a possibilidade de alugar os dias a que tem direito de uso do imóvel para terceiros. Desta forma, o valor do aluguel do imóvel acaba se tornando uma renda extra para quem investiu na aquisição as cotas imobiliárias.

Ficou interessado?

Que tal conhecer os sobrados do Residencial Gaivotas Beach Club, localizado em um empreendimento multipropriedade da Gibullo Incorporadora, com unidades de 85 a 180m2, fracionadas em 11 cotas cada, ou seja, possibilitando a cada um dos até 11 proprietários fazer uso do imóvel por 28 dias em cada ano.

Ao adquirir uma fração do Residencial, além de ter um apartamento de alto padrão na praia para usufruir do verão, também contará com a mesma infraestrutura de qualidade durante todo o ano, com vantagens como suíte de inverno com banheira, lareira e ofurô externo, todos os cômodos com ar condicionado, em apartamentos com estrutura de hotel, com roupas de cama e banho, mobília e utensílios domésticos inclusos. Saiba mais clicando aqui.

Consultor